Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Toyota Hilux
Toyota Hilux
Toyota Hilux
Toyota Hilux
Nissan Navara
Nissan Navara
Nissan Navara
Nissan Navara
Mitsubishi L200
Mitsubishi L200
Mitsubishi L200
Mitsubishi L200
Volkswagen Amarok
Volkswagen Amarok
Volkswagen Amarok
Volkswagen Amarok
Isuzu D-Max
Isuzu D-Max
Isuzu D-Max
Isuzu D-Max
Mercedes Classe X
Mercedes Classe X
Mercedes Classe X
Mercedes Classe X
Fiat Fullback
Fiat Fullback
Fiat Fullback
Fiat Fullback
Renault Alaskan
Renault Alaskan
Renault Alaskan
Renault Alaskan
Pick ups: três modelos representam metade do mercado europeu

A venda de pick ups tem vindo a crescer no mercado europeu e se a procura é maior a oferta também aumentou, mas são os modelos com maior tradição que continuam a garantir o maior volume de vendas.

Segundo a "Jato", durante o primeiro trimestre deste ano foram vendidas 59.000 pick ups na Europa. Não é um valor significativo, mas está a tornar-se relevante e vários construtores aposta nesta via. Muitos deles, como a Mercedes, a Renault ou a Fiat, associaram-se a "especialistas" neste campo para garantirem o fornecimento de chassis e motores para reduzirem ao mínimo os custos do projecto e desenvolvimento das suas propostas.

Entre Janeiro e Abril as vendas cresceram 8 por cento, mas são os modelos históricos que representam a maior fatia. A Ford Ranger lidera este mercado com uma vantagem significativa (26%), seguida pela Toyota Hilux (17%) e Nissan Navara (16%). O peso destas propostas representa 59% do segmento.

Entre as marcas que ocupam os lugares do pódio, a Ford e a Toyota não têm qualquer parceria com outro fabricante, mas a Nissan Navara está na origem da Mercedes Classe X (4,5% do mercado) e da Renault Alaskan (1,5%). A Isuzu também não tem qualquer parceria na produção da D-Max (4,5%).

A Mitsubishi L200 (13%) é a melhor dos outros. Recorde-se que a marca japonesa tem uma parceria com a VW para a realização da Amarok (11%) e com a Fiat, que propões a Fullback (3,3%).

Em destaque